quinta-feira, 29 de março de 2012

Que força poderosa.


Ontem vi um jovem preso
a uma cadeira de rodas.
Mãos, pernas, tronco -
imobilizados numa rigidez
de pedra.
De vivo apenas seu olhar -
atento, vigilante,
como se contemplasse tudo
das alturas.
Que expressão, Senhor,
que força poderosa…
Tu puseste todos os seus
músculos ali.

de Jamil Snege

Chocolate faz bem, evitado o exagero.


Sabe-se que o consumo exagerado de chocolate traz conseqüências a saúde como diabetes e muitas outras doenças. Porém, os especialistas afirmam que se ingerido na quantidade correta pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares e câncer, auxiliando até no emagrecimento. Isso mesmo! Quem explica melhor sobre esse alimento é a nutricionista Poliana Ballarott Tfardowski, colaboradora do Instituto Med Prev.
“As sementes de cacau e seus derivados são fontes alimentares ricas em flavonóides, que podem agir como potentes antioxidantes no organismo e consequentemente podem melhorar a saúde do coração reduzindo a pressão sanguínea e evitando infarto e acidente vascular cerebral”, informa a especialista.
A sensação de prazer e bem-estar é o que motiva as pessoas a comer esse delicioso alimento, mas além desses sintomas alguns estudos comprovam que os antioxidantes encontrados nos derivados de cacau combatem os radicais livres, o que pode retardar o envelhecimento.
Mas todos esses fatores são instáveis devido a maneira que o chocolate é fabricado. Por isso quanto maior a concentração de cacau, melhor é o produto, uma vez que é nele que estão os fitoquímicos que fazem bem à saúde.
“Alguns tipos de chocolate, principalmente aqueles mais escuros e com menor teor de açúcar (mais amargos), têm maior potencial de contribuir para a saúde em relação aos chocolates branco e ao leite, devido a maior quantidade de cacau presente em sua composição” ressalta Poliana.
O importante é não ultrapassar o consumo diário de 50 gramas (uma barra pequena), segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde.
Pessoas com problemas no fígado devem evitar o chocolate devido ao alto teor de gordura, já as sensíveis além de irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal podem ter enxaqueca provocada por alergias ou devido às substâncias presentes no alimento.

Tempo...





Não existe o tempo. 


Existe o passar do tempo.



Millôr Fernandes.

Definitivamente.

Definitivamente:

A INVEJA É UMA MERDA!

.

Para a minha namorada


Para a mulher da minha vida, que namoro há 35 anos.
JJ