terça-feira, 29 de novembro de 2011

Cada vez menos católicos, no Brasil.

O mapa das religiões no Brasil mostra uma queda de 7,26% no número de pessoas que se declararam católicas em 6 anos (passando de 73,79%, em 2003, para 68,43%, em 2009). A pesquisa também apresenta um significativo aumento no número de brasileiros que se declararam “sem religião”: 1,59 ponto percentual, chegando a 6,72% em 2009.
Queda também é expressiva entre jovens de 15 a 19 anos, público alvo do evento que será realizado no ano que vem. Católicos nessa faixa etária passaram de 75,22% em 2003 para 67,49% em 2009.
O levantamento também aponta a evolução recente de outras crenças para os grupos sócio-demográficos e geográficos brasileiros. A pesquisa realizou 200 mil entrevistas sobre composição religiosa no final da década passada.
Será que é um sinal claro de que a Propaganda dos Evangélicos e dos Ateus é mais eficiente do que a Propaganda Católica?
Vale registrar que a Igreja Católica inventou a Propaganda, que deriva de “propagação da fé”…
Será problema de produto?
Ou de doutrina?
Ou de pregação inadequada?
Corrigindo: de mensagem inadequada às aspirações, expectativas, interesses e necessidades do público-alvo?
Penso que é isso.
.
JJ