sábado, 4 de junho de 2011

Maquiavel revisitado.


O Príncipe revisitado: Maquiavel e o mundo empresarial (editora Actual), dos autores Luís Roberto Antonik e Aderbal  Müller, foi lançado em Brasília, São Paulo e Curitiba, nos últimos dias –  e esgotou sua primeira edição. A obra é uma releitura de “O Príncipe”, de Nicolau Maquiavel, e adapta elementos deste que é considerado um importante tratado político escrito pelo autor italiano há quase meio século, para o contexto empresarial contemporâneo.
Antonik  afirma que  a obra de Maquiavel foi reescrita utilizando exemplos atuais, tornando o livro semelhante a um manual de comportamento empresarial. “É uma releitura onde tomamos o cuidado de adaptar os exemplos do comportamento de liderança medieval da época ao contexto empresarial no mundo contemporâneo”, explica.
Economista, administrador e professor universitário, meu amigo Luís Antonik atuou em organizações como FAE,  Telebrás e TIM e, atualmente, é diretor geral da Abert (Associação Brasileira de Empresas de Rádio e Televisão), com a competência de sempre.
JJ