quarta-feira, 23 de maio de 2012

Idosos com depressão
















É muito triste e difícil cuidar de idosos com o diagnóstico de depressão.





Mais difícil ainda é cuidar de um idoso, de uma idosa que apresenta quadro sugestivo de epressão, mas que ainda não são acompanhados pelo geriatra ou pelo psiquiatra, ou seja, estão sem tratamento adequado e sofrendo profundamente.

1- a apatia, a tristeza, a melancolia e a ansiedade extrema faz parte do quadro, da doença. Não é falta de força de vontade do idoso. Ele não se comporta assim porque quer. Lembre-se: depressão é doença da alma e da falta de sentido da própria falta. Nada mais tem sentido na vida.



2- depressão tem tratamento e cura! Procure o médico e relate como está o idoso, sua tristeza e choros constantes, sua apatia profunda, não querendo mais participar de nada, seus medos e sua falta de atenção.



3- no começo do tratamento, tenha paciência e espere o medicamento fazer efeito. Muitas vezes demora até 40-60 dias para o remédio fazer o efeito desejado e o idoso começa apresentar melhora da depressão.



4- até o medicamento fazer efeito, não critique e não obrigue o idoso a fazer o que ele não está em condições de fazer. Tenha muita paciência e demonstre sempre que está entendendo sua situação e que esta ali para ajudar.



5- quando o idoso estiver apresentando sinais positivos de que o medicamento esteja fazendo efeito, de maneira mais tranqüila possível, faça com que o idoso volte paulatinamente para a rotina que ele sempre teve. Se gosta de passear, se gosta de trabalhar em casa, se gosta de reunir com a família. Enfim, sem cobrar demais, faça o idoso, a idosa falar mais SIM e recusar cada vez menos.



6- converse muito com toda a família. Faça entender a todos a situação do idoso. Atenção, compreensão e carinho podem fazer com que esta doença seja menos dolorosa para alma e o corpo (depressão pode causar dores pelo corpo). E a família orientada é muito importante neste caso.



7- como dizem os psiquiatras e geriatras, NÃO EXISTE DEPRESSÃO INCURÁVEL, EXISTEM DEPRESSÕES SEM TRATAMENTO OU MAL TRATADAS!





Hoje...