quarta-feira, 20 de abril de 2011

O homem perante o Universo...

Dia 11 de maio, às 20 horas, o cientista Evaristo Eduardo de Miranda, da revista National Geographic, e ex-diretor Geral do Monitoramento por Satélite da Embrapa, (dois mandatos, o último até 2009)) doutor em Ecologia por Montpellier, França, falará em Curitiba sobre o tema “O Homem Perante o Universo”, respondendo a indagações instigantes, como, por exemplo, se o Cosmo pode ser compreendido dentro de alguma lógica conhecida. E como devem ser encaradas as realidades ciência e fé.

Autor de 25 livros científicos, colaborador de O Estado de São Paulo, consultor da FAO, FAPESP, Unesco, Banco Mundial, OEA, Evaristo Miranda é professor-orientador credenciado em Mestrados da USP e Unicamp. Ele vem a Curitiba para abrir o ciclo de conferências 2011 do Instituto Ciência e Fé, de que é diretor, a realizar-se dia 11 de maio, às 20 horas, no auditório do Conselho Regional de Medicina do Paraná (Rua Victorio Viezzer, 84, Vista Alegre). A promoção é apoiada pela PUCPR.

Evaristo Miranda publica seus artigos também no Jornal Universidade, do Ciência e Fé, e revista Terra da Gente. Ele é detentor de um Prêmio Abril de Jornalismo.


SENTIDO DO UNIVERSO


Para o vice-presidente do Instituto Ciência e Fé, professor de Medicina, oncologista e conferencista internacional em Oncologia – e também com especialização como Bioética -, Cícero Andrade Urban, “o mais recente livro do professor Evaristo Miranda, ‘O Íntimo e o Infinito’, editado pela Vozes, é um bom resumo da ampla prospecção que ele faz, quando responde a indagações, por exemplo, se o Universo pode ser compreendido dentro de alguma lógica”.

Urban diz que, como no livro em questão, Evaristo abordará respostas da ciência, da filosofia e das religiões que mudaram bastante nas últimas séculos.

A abordagem de Evaristo contemplará indagações como: “Qual a capacidade de nossa espécie de refletir sobre si mesma? Sobre o que repousa o reconhecimento da dignidade humana frente ao Cosmo? O Universo é finito no tempo e no espaço? Existem outros universos? Há formas de vida nos 500 planetas já descobertos? Por que existem matéria, energia, energia, vida e tudo ao invés do nada?”

Cícero Urban lembra que Evaristo repete o ponto de vista da Igreja, de aceitação da Evolução: “ O Deus que os creacionistas imaginam é muito pequeno... simples e recente, exercendo a criação há menos de seis mil anos {...] Esse Deus não tem a grandeza de ter sido neste Universo por quase 14 bilhões de anos e estar, ao mesmo tempo, eternamente, além e acima desses 14 bilhões de anos”.

CONTATOS

A entrada para a conferência é aberta aos interessados, não sendo necessária inscrição previa. Para contatos, aroldo@cienciaefe.org.br

A arte de Patrick Woodroffe