No dia 18 de junho, o portal Vamos Comerinaugura o que chama de "primeira TV online voltada para os profissionais e amantes da gastronomia". É uma plataforma digital que integra as três ferramentas mais usadas pelos fãs da gastronomia: Youtube, Facebook e Twitter.
Qualquer pessoa poderá montar um canal próprio (onde será publicada sua marca no avatar e background, informações profissionais e vídeo-receitas próprias ou de amigos). O projeto foi concebido durante um ano com o objetivo de "democratizar a gastronomia no Brasil, dando espaço para todas as pessoas que amam cozinhar", nas palavras de Eliane Ogata, diretora de redação da Vamos Comer TV.
A iniciativa foi construída com base nos fundamentos do crowdsourcing - modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados na web, para criar conteúdo colaborativo, fomentar melhores práticas ou co-criar novos produtos.
“Percebemos que estudantes e profissionais recém-formados da gastronomia tinham dificuldade para mostrar seu trabalho, uma vez que a mídia costuma divulgar apenas os chefs famosos. Foi dessa necessidade de mercado que nasceu a TV”, explica Luciana Ogata, diretora de planejamento da Vamos Comer TV.
As marcas de alimentos e bebidas poderão ver seus produtos sendo testados ou co-criados por usuários ou avaliados por um público formador de opinião como chefs e estudantes de gastronomia. "Será uma oportunidade única para quem deseja investir em uma mídia mais relevante e próxima do usuário no Brasil", afirma Adriana Próspero, diretora comercial do projeto.
Antes mesmo da inauguração, foram fechadas parcerias com importantes associações, como a ABS (Associação Brasileira dos Sommeliers) e a ABB (Associação Brasileira de Bartenders), além de universidades de renome como: Senac, São Camilo, Estácio de Sá, entre outras.
Haverá uma espécie de comunidade gastronômica para compartilhamento de ideias e fomento de práticas sobre a área.
ADNEWS