“Mamãe, eu quero mamar” celebra a vida com leite
Esta é uma comemoração fora do comum, exemplar: A Associação das Mulheres Médicas, Secção do Paraná, e o Banco de Leite Humano de Curitiba comemoram neste 2011 um dado surpreendente: a coleta, desde a criação do programa “Mamãe, eu quero mamar, de 17.600 litros recebidos de gestantes voluntárias, e que são direcionados a dois bancos de leite modelos, localizados no Hospítal Universitário Evangélico e Hospital das Clínicas da UFPR.
Quem se alimenta com essas doações são crianças carentes, de baixo poder aquisitivo, da Grande Curitiba, a maioria internada em UTIs.
O programa de nome muito sugestivo, nasceu em 1999, a pedido dessa mulher símbolo da doação social, a médica Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança.
Dra.Zilda encarregou da tarefa a médica Virgínia Merlin, de montar o programa.
“MAMÃE, EU QUERO…” – 2
Na memória coletiva do brasileiro o nome do programa está associado a uma das marchinhas carnavalescas que mais encantaram gerações. E que, volta e meia, retorna nos carnavais, o “Mamãe, eu quero…”.
A proposta foi aceita por Virgínia, então presidente da AMM-PR, com apoio da enfermeira Ana Maria Bittar, assistente de Zilda.
As duas fizeram o que é vital em projetos dessa natureza: partiram para trabalho de educação, catequese que envolveu, de início, pelo menos 150 gestantes e profissionais da saúde. O grupo organizador apostou em palestras mensais. Estava certíssimo: formou até agora 4.500 doadoras, número exemplar em plano nacional.
“MAMÃE, EU QUERO…” – 3
Passe adiante esta idéia: as reuniões de sensibilização de mães são realizadas todos os meses, às quintas-feiras, em parceria com o Grupo Educacional Uninter/Facinter, que sede a sala no sétimo andar do Edifício Garcez, uma das sede da organização de ensino.
A enfermeira Rosane Silva garante o sucesso do detalhe essencial: a captação correta das doadoras do leite materno.
Vale o registro e a mobilização de todos, por este importante programa.
JJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário