segunda-feira, 25 de abril de 2011

A gripe...

Esclareça as principais dúvidas sobre a gripe e a vacinação, a seguir.

− Gripe merece atenção! A gripe pode levar a complicações como sinusites, otites, pneumonia e até a morte.
− Sintomas da gripe! Causada pelo vírus Influenza, a gripe tem como sintomas febre alta, fraqueza, dores no corpo, tosse, mal-estar. A pessoa fica doente por até duas semanas.
− Resfriado não é gripe! O resfriado é gerado por vírus diferentes do da gripe e apresenta sintomas mais leves como coriza, discreto mal-estar e a febre não é frequente.
− O vírus da gripe é transmitido através da tosse, espirro ou durante a conversa. A contaminação pode ocorrer por via respiratória ou por meio do contato com locais infectados, como corrimões e apertos de mão.
− Medidas simples como evitar aglomerações, lavar as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool gel após contato com superfícies, depois de espirrar e tossir, podem prevenir a contaminação com o Influenza.
− Espirrar e tossir contra o braço (e não na mão) ou em lenços descartáveis também ajuda a evitar a gripe.
− A vacina contra gripe protege em até 90% e qualquer pessoa com mais de seis meses de idade pode tomá-la. Leva cerca de duas semanas para o vacinado ficar protegido. A vacina tem duração de um ano.
− É importante destacar que a vacina não causa a gripe, já que é constituída de vírus mortos. Porém é suficiente para provocar uma reação do organismo, que acaba produzindo uma defesa contra a doen ça.
− Por ser específica contra o vírus Influenza, esta vacina não protege contra vírus causadores de outras doenças respiratórias, mesmo que os sintomas, às vezes, sejam parecidos.
− No dia da vacinação e no seguinte é importante consumiralimentos leves, beber muita água e evitar atividades físicas.
− Em casos de mal estar, o tratamento dos sintomas é suficiente. Paracetamol é o medicamento mais indicado.
− Alérgicos a ovos não devem tomar as vacinas contra gripe comum e a H1N1, pois ambas são produzidas após inoculação do vírus em ovo e contêm proteínas derivadas do ovo em seu conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário