A vida não pode ser só trabalho, stress, rancor, angústia e insegurança. Nós somos os únicos responsáveis pela qualidade das nossas vidas. Cabe a cada um de nós planejar seu próprio futuro e melhorar seu presente, a cada dia que passa. A vida passa rápida demais, para não ser bem vivida, com paz, amor, tranquilidade, relax, lazer, prazer e relacionamentos positivos. Por isso mesmo é que A vida não é só isso. JJ
terça-feira, 22 de março de 2011
Enterrem meu coração na beira do rio.
Este é um livro que recomendo a todos ler: "Enterrem meu coração na beira do rio", de Dee Brown, que relata a matança dos índios norte-americanos, pelos civilizados homens brancos.
É um eloquente relato da destruição sistemática dos índios da América do Norte. Lançando mão de várias fontes, como registros oficiais, autobiografias, depoimentos e descrições de primeira mão, Dee Brown faz grandes chefes e guerreiros das tribos Dakota, Ute, Soiux, Cheyenne e outras contarem com suas próprias palavras sobre as batalhas contra os brancos, os massacres e rompimentos de acordos.
Todo o processo que, na segunda metade do século XIX, terminou por desmoralizá-los, derrotá-los e praticamente extingui-los.
Publicado originalmente em 1970, este livro foi traduzido para dezessete línguas e vendeu quatro milhões de cópias.
Com ele, Dee Brown, um dos maiores especialistas em história norte-americana, mudou para sempre o modo do mundo ver a conquista do Velho Oeste e a história do extermínio dos peles- vermelhas.
Há um filme, em DVD, no mercado, mas a leitura deste livro é fundamental, importante, emocionante e revoltante (na verdade).
O que os homens brancos norte-americanos, sem palavra e de forma covarde, fizeram é imperdoável. Infelizmente, não se pode mudar a História, mas é bom que os relatos mostrem a verdade, que - neste caso - são bem diferentes dos filmes de mocinhos x índios que sempre vimos nos cinemas.
Os bandidos não eram os selvagens indígenas.
Que esta História não se repita.
JJ
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário